fbpx
Clique aqui!
X
Chamar agora no WhatsApp!
Chamar agora no WhatsApp!

Conheça as Melhores Madeiras para a Fabricação de Móveis

A madeira é a matéria-prima de excelência para construir móveis de alta qualidade

Tipos de madeiras para fabricação de móveis

Beleza, durabilidade e design. Essas são apenas três das qualidades atribuídas ao material mais utilizado na fabricação de móveis: a madeira. De acordo com a Pesquisa Industrial Mensal do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a Produção Industrial Moveleira avançou 2,8% em janeiro de 2019, o que indica a recuperação do setor. O campo de produção de móveis voltou com tudo, então conheça as melhores madeiras.

Melhores Madeiras para Móveis para Escritório
Melhores Madeiras para Móveis para Escritório

A madeira é uma matéria-prima de excelência na construção de móveis. Na área de decoração de interiores o material é sinônimo de sofisticação e elegância. Mas, você sabe quais são as melhores madeiras para fabricar móveis? Elas possuem variedades de cores, texturas, tamanhos, formatos e composições, por isso, é importante identificar quais são as melhores opções de madeira na hora de fabricar ou escolher qual móvel de madeira adquirir. Abaixo elencamos algumas:

  • Cedro
    • A madeira de Cedro apresenta uma durabilidade moderada ao ataque de fungos e insetos. É uma ótima opção para construção de móveis, pois é um material fácil de aplainar, serrar, lixar, furar, pregar, colar e tornear. Essa madeira não vai deixar o móvel com empenamento e nem apresentar rachaduras.
  • Pinho
    • O Pinho possui um brilho moderado, tem característicos de resina, é macia ao corte e apresenta uma textura fina. A madeira de pinho é um material fácil para se trabalhar com ferramentas manuais e maquinários, oferece ainda uma facilidade para colar, o que facilita o acabamento do móvel.
  • Cerejeira
    • A cerejeira proporciona uma textura média e um aspecto fibroso atenuado. Porém, ela apresenta pouca durabilidade, mas é fácil de desdobrar, aplainar, tornear, desenrolar e colar. A cerejeira é usada na fabricação de móveis, porque sua secagem é rápida.
  • Carvalho
    • É uma madeira de alta qualidade, apresenta uma característica sendo um material pesado e duro. Devido sua resistência é utilizado na construção de móveis externos, aliás esse produto ainda é usado em grandes construções como para construção naval. 
  • Nogueira
    • A madeira Nogueira é considerada uma das mais valiosas do mundo. Ela apresenta durabilidade, é fácil de manusear, e possui cores tons vivos e escuros, o que faz com seja uma matéria-prima escolhida para decorativos. Apesar de ser uma madeira dura, é fácil de serrar e promove um bom acabamento aos móveis.
  • Bétula 
    • A Bétula é considerada uma madeira exótica, apresenta uma textura fina e uniforme. É pesada, dura e forte, o qual apresenta resistência aos impactos. Promove uma fácil colagem, pintura e acabamento, porém é uma madeira que encolhe, por isso é necessário saber trabalhar com esse material.
  • Mogno
    • O mogno apresenta uma superfície brilhante, textura média, uniforme e lisa. No processo de secagem deve-se tomar muito cuidado para não apresentar defeitos. Sendo um material fácil de manusear, é muito trabalhado em máquinas para maiores acabamentos. A curiosidade é que o Mogno é o material utilizado também para fabricação de instrumentos musicais.
  • Abeto
    • Também chamado de Pinho Abeto é uma madeira uniforme e reta. É um material agradável de trabalhar, porém na pintura o cuidado precisa ser redobrado para não surgir manchas. É uma madeira usada para fabricação de móveis elegantes e finos.
  • Bordo
    • A madeira é de textura fina e fechada, além disso, apresenta desenho ondulado. É um material duro, grosso e muito resistente. No processo de secagem, a madeira encolhe, porém seu acabamento é perfeito.
  • Álamo ou Choupo
    • O Álamo é uma das espécies mais cultivadas pelos pequenos agricultores. Sua madeira é leve, flexível, elástica e resistente, o que apresenta força perante impactos. Ela apresenta fácil manuseio, é possível de parafusar, tornear e lixar. 
  • Castanho
    • Madeira branda e de fácil execução. Possui uma secagem lenta, por isso exige cuidado.

 

Portanto, na hora de fabricar móveis verifique qual é o melhor material para o produto projetado. A dica também serve para quem vai adquirir os produtos, pergunte qual foi o tipo de madeira utilizada na fabricação. Agora, na hora de comprar móveis, sua visão já será diferente, não é mesmo?

Móveis de madeira para escritório

Está naquela fase de montar seu escritório ou reestruturar seu espaço de trabalho? Saiba como escolher os melhores Móveis para Escritório. Não é uma tarefa fácil, mas também não é impossível. O primeiro passo para ter um escritório é comprar móveis, certo? Por isso, trazemos algumas dicas especiais para essa super tarefa.

Boa parte dos móveis são fabricados com madeiras, pois são sinônimos de qualidade e sofisticação. Esse material é usado tanto na fabricação quanto na decoração. A madeira apresenta uma leveza, resistência e design, aliás são materiais com tamanhos, formatos, composições e cores diferentes, portanto são versáteis. Os Móveis para Escritório ficam belos, com alta qualidade e apresentam durabilidade, portanto, ao adquirir um móvel, pergunte qual madeira foi utilizada? Isso mesmo, porque são vários os tipos de materiais e todas possuem características diferentes. 

Por isso, é importante escolher os móveis certos e materiais adequados. Outro ponto a ser citado é a escolha correta do móvel de madeira que acerte com o décor do escritório, para isso, existem vários acabamentos amadeirados que proporcionam uma beleza exuberante.

A madeira Cedro, por exemplo, devido seu tom marrom é um dos materiais mais utilizados para construção de móveis como: mesas, cadeiras, armários, prateleiras e gaveteiros, pois é uma matéria-prima fácil de trabalhar na marcenaria.

Já a Cerejeira é uma madeira com tom amarelado e é muito escolhida para móveis decorativos como estantes e racks.

Outro tipo de madeira ideal para móveis é a Nogueira, pois tem um acabamento natural e alta durabilidade. O Mogno é uma madeira sofisticada, também apresenta alta resistência e um tom de cor inconfundível avermelhado. Essas foram algumas dicas de madeiras, mas existem muitas outras, converse com seu fabricante para saber qual madeira foi utilizada no móvel a seu gosto.

Madeiras em Curitiba

Se você tem uma empresa de fabricação de móveis, precisa conhecer as Madeiras em Curitiba da Gralha Azul. Para isso, temos um leque de opção para a escolha do material que melhor se encaixa em seu projeto. Dessa forma, todas as madeiras são tratadas e possuem alta resistência a cupins, umidade e impactos. Solicite seu orçamento agora mesmo sem compromisso.