Degraus de uma escada fixa. Como calcular as medidas?
Para calcular as medidas da escada não existe muita complicação, basta saber quais os passos a serem seguidos e ter algumas medidas em mãos, como a altura de um pavimento para o outro e também a área disponível para colocar a escada, para saber qual a forma que ela precisará ter.
Primeiro é preciso saber qual o mínimo de degraus que a escada precisa ter. Para calcular, basta dividir a altura total em metros por 0,18, já que cada degrau só pode ter no máximo 18cm de altura. É importante lembrar que, nesse caso, a altura total não é medida do piso ao teto do ambiente, e sim do piso de baixo até o piso de cima, que é a distância total que a escada precisa atender.
Com isso é possível calcular o comprimento mínimo que a escada precisa ter, multiplicando o número de degraus obtido por pelo menos 0,25, que é o comprimento mínimo de cada um deles, em metros.
A medida resultante é a extensão total da escada, caso ela seja reta. Mas se não existir espaço livre para a criação de uma escada direta, sem curvas, a área deve ser analisada para estudar qual a melhor forma da escada a ser executada. Se ela precisar ter um patamar, que é a área de descanso entre duas partes de uma mesma escada, essa área precisa ter a profundidade igual ou maior à largura de cada lance da escada. E a largura considerada mínima é de 80cm, para garantir uma boa circulação.